segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO: DIA DOS PROFESSORES

Uma simples e merecedora homenagem aqueles que nos proporcionaram uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. O blog "Práticas Pedagógicas" deseja a todos os professores votos de agradecimento por vocês existirem, utilizo este espaço também para parabenizar minhas colegas da zona rural, que realizam um trabalho em conjunto na busca de propiciar uma educação mais qualitativa.

"Educar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema."
Paulo Freire.


O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
Nossa família, nosso berço.

Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis, a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece, sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas para enfrentar o mundo.
E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade, somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a dignidade suficientes para complementar e enriquecer a tarefa árdua de educar: o professor.

Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?

Este professor tem que se misturar à educação fornecida pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem uma história de gerações passadas, com características individuais e diversas.
Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se tornam diminutos diante da vocação.

Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes, que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo, urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes sejam repensadas.

Muito mais isto é válido para um professor.

O professor, se não estiver encharcado da vontade de ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito de seus alunos, de seus pares, muito menos de toda a sociedade.
Não se é professor por acaso!

Quando meio que corajosamente, este cronista lançou seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus alunos ter lançado dois livros.

Aí está a grande obra de um professor.
Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão, fazendo dele parte de sua própria existência.
Isto é para poucos e bons!
Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
A lágrima é gratuita.

Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.
Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma na alegria deles também, porque vocês, professores, nos amam de verdade.
Aos professores que já exercem esta profissão há um médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes tomadas até agora.
Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.

Triste é a nação que não privilegia o ensino.
O grande exemplo são os E.U.A.
A página negra do destrato com os professores está sendo virada.
Então, você, professor que já lecionou por alguns anos, tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.

A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
É líquido e certo que as reivindicações, os protestos, as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização da educação e do educador.
Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores, é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.

Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire sempre foram os seus guias.
Mas talvez a maior homenagem que um professor possa receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.
Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa, grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
É o maior elogio que se faz a alguém.

Veja mais mensagens em http://www.belasmensagens.com.br/professores/nao-se-e-professor-por-acaso-4111.html#ixzz29MpgnTCW