domingo, 8 de setembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - 08 DE SETEMBRO




No dia 8 de setembro se comemora o Dia Internacional da Alfabetização declarado em 1967 pela Unesco e pela ONU, objetivando chamar atenção de toda sociedade para conscientização e para o compromisso geral no que diz respeito ao desenvolvimento da educação.
Muito se fala que a alfabetização básica, basta o indivíduo saber ler ou escrever pequenas frases, o que de fato entra em contradição com os pressupostos pedagógicos, pois aquele indivíduo que não sabe escrever, ou melhor, produzir uma pequena frase sobre a vida ou outro tema, é considerado analfabeto funcional, que no dia a dia tem dificuldade de preencher uma ficha, de utilizar os numerais em diferentes situações, etc.
No entanto, acredita-se que o conceito que melhor se encaixa no que se refere a alfabetização, vem de autoria do educador Paulo Freire que ressalva:  "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento".

sábado, 7 de setembro de 2013

TURNO MATUTINO DA ESCOLA MUNICIPAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS REALIZA MOMENTO CÍVICO NA MANHÃ DESTE SÁBADO

Neste sábado, dia 07 de setembro a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus realizou um momento cívico e aclamação dos hinos estudados durante a semana da pátria com os alunos do turno matutino. Os alunos do turno vespertino participaram das atividades da programação radiofônica, promovida pela secretaria de Educação.

 


Secretaria de Educação desenvolveu uma programação radiofônica neste feriado alusivo a Independência do Brasil

Neste feriado de Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma programação radiofônica fazendo um intercâmbio entre as instituições educacionais, debatendo as diversidades da independência e as conquistas no decorrer desses anos.

 



ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª MARIA HELENA REBOUÇAS MARQUES REALIZA DESFILE CÍVICO NESSE FERIADO

A Escola Municipal Professora Maria Helena Rebouças Marques da comunidade de Gado Bravo realizou nesse feriado de 07 de setembro, um desfile cívico pelas ruas da localidade em alusão ao dia da Independência do Brasil, data essa que é importante refleti-la, e fazer com que o alunado tenha uma maior compreensão sobre o eixo. Durante o percurso, as crianças aclamaram o hino nacional brasileiro e o hino da "Independência do Brasil".