quinta-feira, 9 de maio de 2013

AULA INAUGURAL DO PNAIC

Como já noticiado em nosso blog, nesta quinta-feira houve a aula inaugural do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no âmbito da educação municipal da cidade de Tibau. A solenidade ocorreu na E.E. Dinarte Mariz com a presença dos professores dos ciclos de alfabetização, diretores de escolas e dos representantes da prefeitura na pessoa do Chefe de Gabinete, Luiz Nazareno e da Câmara, a senhora vereadora Evaneide Fernandes.




Orientadora do Pacto, professora Renilda Rosa fazendo a apresentação do programa.

Diretor do Centro de Ensino Rural fazendo colocações relativas ao processo de alfabetização.

Chefe de Gabinete da Prefeitura, Luiz Nazareno.

Professores do Centro de Ensino Rural acompanhadas do diretor Joaquim Marques, da Secretária de Educação Socorro Nascimento e das técnicas do PNAIC.

Gilva Maria e Renilda Rosa, coordenadora e orientadora do PNAIC em Tibau.




CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PNAIC



O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
  • alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

AULA DE CAMPO.





Os professores Francisco Leal e Ronaldo Josino realizaram uma aula de campo com os alunos das turmas 6º C e 8º A e B.
O propósito foi mostrar aos alunos na prática o avanço do mar, das dunas e a dependência do homem ao meio ambiente.
O Tema da aula: Meio Ambiente Sustentável.
Visitamos  a praia de Pernambuquinho e as dunas de Areia Alvas.

 alt

Areia Branca realiza Fórum Municipal de Educação preparatório para o encontro intermunicipal em junho, na cidade de Mossoró


FÓRUM ED OKVice-prefeita Lidiane Garcia representou a prefeita Luana Bruno no evento. À direita, o vereador João Paulo 
Com o objetivo de viabilizar propostas com base no Plano Nacional de Educação (PNE) para a Conferência Intermunicipal de Educação, prevista para o dia 10 de junho, em Mossoró, e eleger os delegados representativos no evento, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em consonância com o Conselho Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, 8, o I Fórum Municipal de Educação.
Os trabalhos foram desenvolvidos no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 13h, com foco na discussão das políticas públicas que visam a melhoria da qualidade na educação no município.
Entre as autoridades presentes  e que compuseram a mesa de abertura do fórum estavam a vice-prefeita Lidiane Garcia (PSB), que representou a prefeita Luana Bruno (PMDB); o secretário de Educação, Vicente Faustino Filho; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marta Pereira Soares de Aquino; e o vereador João Paulo Borja, que representou o Legislativo no evento.VICENTE FAUSTINO AGRADECEFÓRUM ED 3             Secretário de Educação, Vicente Faustrino, na abertura do fórum
O tema do fórum foi “O PNE na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” e teve como expositoras as professoras Márcia e Sirleyde Dias de Almeida, ambas mestras que exercem suas funções na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Elas também fazem parte do pré-Fórum Estadual de Educação e da organização das Conferência Intermunicipais de Educação do RN (Coimes-RN).
O secretário de Educação do município, professor Vicente Faustino Filho e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marta Pereira Soares de Aquino, agradeceram a presença de todos os participantes e o empenho em prol de uma educação de qualidade.
Devido ao agendamento de outro compromisso importante no mesmo horário, a prefeita Luana Bruno justificou a sua ausência no evento, mas foi representada pela vice-prefeita Lidiane Garcia, que enfatizou a união, a parceira e o compromisso socioeducativo de todos.FÓRUM ED 1 OK                Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marta Aquino
Na oportunidade foi definida a delegação local para participar da Conferência Intermunicipal de Educação, em Mossoró, dia 10 de junho. Os delegados escolhidos, foram:
Gestores da rede municipal de ensino (3):
Titulares: Maria Gorethi de Souza
Gilane Duarte Menezes
Maria da Conceição de Souza
Gestor da rede estadual de ensino (1):
Titular, Joana D`arc dos Santos
Suplente; Antonia Maria da Silva
Professor da Educação Básica municipal (1):
Titular, Antonia Maria da Silva Santos
Suplente: Francisco Fernandes da Mota
Professor da Educação Básica estadual (1):
Titular: Núbia Maria Gomes da Silva
Suplente: Joseleuza Maria de Souza Carvalho
FÓRUM ED 2 OK              Fórum reuniu um público expressivo ligado à educação
Professor da Educação Básica da rede privada (1):
Titular: Maria da Conceição Batista de Andrade
Conselheiros municipais da Educação (2):
Titular: Marta Pereira Soares de Aquino
Suplente: Terezinha Paixão de Oliveira
Francisco José Pereira da Silva
Suplente: João Paulo Borja Florentino
Dois estudantes (1 do 9º ano e 1 do Ensino Médio):
Titular: Joanny Deisi de Mendonça Silva (9º ano)
Suplente: Ana Beatriz Alves de Rubim Costa
Ramon Rosa Gilberto
Suplente: André da Cunha Cassiano
Dois pais (1 da rede municipal e 1 da rede estadual):
Titular: Francisco de Assis Batista
Edivânia Costa da Silva
Fotos: Erivan Silva

CENTRO DE ENSINO RURAL PREPARA CRONOGRAMA DE COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES.


                  O Centro Municipal de Ensino Rural está preparando atividades diversificadas para comemorar o dia das mães das Unidades Maria Helena Marques em Gado Bravo e Idelzuite Fernandes em Gangorra.
                 Na Unidade Maria Helena, as mães terão um passeio para o clube Espaço Verde na cidade de Grossos, onde terão um almoço, banho de piscina, sorteio de brindes e lembranças. Já na Idelzuite Fernandes haverá um passeio para a praia de Gado Bravo, onde terão almoço, banho de mar, sorteio de brindes e lembranças. Vale a ressalva de que o que vai ser desenvolvido é resultado de  uma parceria entre funcionários, secretaria, professores e prefeitura.

AULA INAUGURAL DO PNAIC EM TIBAU



A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Tibau irá abrir nesta quinta-feira (09/05) o trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito municipal. O evento acontecerá nas dependências da Escola Estadual Senador Dinarte de Medeiros Mariz com horário previsto para as 19:30hs. O pacto compreende professores dos anos inciais do ensino fundamental, lotados em turmas do 1° ao 3° ano.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

MOSSORÓ ADERE AO PNAIC


UM DILEMA QUE AFLIGE A EDUCAÇÃO.


RECICLAGEM



INÍCIO DAS ATIVIDADES DO CENTRO DE PROJETOS EDUCACIONAIS CINTHIA LÍVIA DE ARAÚJO.

Foram iniciadas na manhã desta quinta-feira as atividades do Centro de Projetos Educacionais Cinthia Lívia de Araújo, instituição esta que resulta da parceria dos programas da Assistência Social e do Programa Mais Educação da E.M.Sagrado Coração de Jesus. Serão desenvolvidas além das oficinas do Mais Educação, os trabalhos do PETI e do PROJOVEM.

                                                                                    


















DIA DA EDUCAÇÃO!

Comemora-se o dia da Educação em 28 de abril, porém, nós que formamos o blog, acreditamos que o dia de comemorar e utilizá-la deve ser rotineiro. Que possamos fazer uma reflexão acerca da educação e desenvolver uma prática educativa cada vez mais promissora.

PROCURANDO PARCERIAS EM BUSCA DA SOLUÇÃO DOS DESAFIOS.

Atualmente a Escola tornou-se um ambiente que abrange uma dimensão diferenciada. A clientela mudou, assim como seus costumes, o trabalho educativo toma uma nova roupagem, abrangendo o aluno em sala de aula e fora dela. É na busca pela solução dos desafios que procuramos parcerias com organizações da assistência social para que dê ainda mais suporte a equipe escolar. Na oportunidade, a equipe do CRAS-Tibau com o diretor Marquinhos e a Professora do vespertino da Unidade I Idelzuite Fernandes, Conceição Ulisses.


DIA DO ÍNDIO: 19 de Abril.

Muitas penas, muita pintura e o principal, a reflexão acerca da importância da preservação do índio e a sua participação da criação das raças brasileiras. Assim foi a culminância do dia do índio da Unidade II Maria Helena Marques em Gado Bravo.