segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
FÉRIAS ESCOLARES? CURTA COM MODERAÇÃO.
O final do ano letivo chegou, mas não a responsabilidade dos pais ou responsáveis para com a aprendizagem de seus filhos. Enquanto eles se distanciam da escola, cabe a vocês pais, a tarefa de reforçar as habilidades já adquiridas para que no retorno a sala de aula, o aluno não tenha algum transtorno. Fica a dica!
CERCA DE 140 ALUNOS DAS ZONAS RURAIS DE AREIA BRANCA RECEBEM DIPLOMAS DO PROERD
Cento e quarenta estudantes das redes municipal de ensino participaram ontem (20) a noite da cerimônia de encerramento e formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento aconteceu na quadra de esportes de Ponta do Mel.
O objetivo do Proerd é prevenir o uso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes. De acordo com o Policial Militar Ibraim Vilar, instrutor do Proerd nas escolas de Areia Branca, um policial visitou as escolas uma vez por semana para passar os conhecimentos aos estudantes. “Lá, os alunos tomam conhecimento sobre os perigos tanto das drogas lícitas (bebidas alcoólicas e cigarro) quanto ilícitas (maconha, cocaína, entre outras), além da situação da violência e prevenção de crimes. Os instrutores passam ainda às crianças as consequências de seus atos, sejam eles bons ou ruins”, explica Vilar.
Na mesa de honra, estiveram presentes as autoridades locais como o Prefeito Manoel Cunha Neto, a secretária de educação Gecilda Monteiro, a diretora do centro de ensino do campo Terezinha Paixão, o líder Comunitário Jonas Ribeiro e o Sargento Gelson da Polícia Militar em Areia Branca. Os pais dos alunos concluintes do Proerd estiveram presentes na festa e comemoraram o êxito do programa.
Encerramento das atividades do programa lotou quadra de Ponta do Mel
Os alunos da comunidade de São Cristóvão ainda homenagearam a Professora Tonha e os instrutores do Proerd com mensagem e música que deixou todos emocionados pelo elo criado entre as crianças, professora e instrutor do programa de prevenção.
De acordo com a fala das autoridades, para o ano vindouro o Programa de prevenção e combate as drogas atenderá também os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de todas as redes e também haverá treinamentos para os pais dos alunos “proerdianos”, fortalecendo assim, as ações de enfrentamento às drogas e a violência.
Instituto reconhece Secretaria de Educação de Areia Branca e Escola Santo Expedito com Selo Escola Solidária 2011
Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca recebeu o certificado do Selo Escola Solidária 2011, do Instituto Faça Parte, presidido pela dra. Milú Villela. Criado em 2003 o prêmio é um reconhecimento às escolas e instituições que desenvolvem e incentivam projetos de educação e voluntariado educativo como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
O Chefe de Gabinete, Raimundo Lacerda com o diretor da escola Santo Expedito, José Nairton recebem certificado que foi entregue a escola e a secretaria de educação
Em Areia Branca, a Escola Municipal Santo Expedito, na comunidade de Redonda foi reconhecida pelo trabalho interdisciplinar na perspectiva de desenvolver atividades contínuas que possam proporcionar ao aluno uma mudança de postura em relação ao Meio Ambiente para que os mesmos possam dar a sua contribuição para sustentabilidade dos recursos naturais como forma de garantir a sobrevivência das gerações contemporâneas e futuras.
Para Lacerda, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, “Este reconhecimento chega para mostrar que além das atividades pedagógicas, nossas escolas se preocupam com o bem-estar e qualidade de vida da sociedade como um todo. Exemplo disso é o que faz Escola Municipal Santo Expedito na comunidade de Redonda, que foi reconhecida pela quarta vez, por incentivar e preservar o meio ambiente. Serve também como incentivo para que a cada dia possamos buscar novas estratégias de tornar a escola mais próxima da comunidade.” ressaltou.
O Selo Escola Solidária reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros. São parceiros da iniciativa, o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef. A escolha acontece a cada dois anos.
Nesta edição de 2011, outras duas escolas de Areia Branca receberam o selo. O Educandário Nossa Senhora dos Navegantes e Escola Estadual Maria Lauretânea Bezerra Rolim do Vale foram certificadas por suas iniciativas.
Postado por carlos junior
GROSSOS: Inscrições para o curso de licenciatura em Matemática da UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) divulga o Edital para o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância a ser realizado no Pólo de Apoio Presencial de Grossos, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
São ofertadas 23 vagas destinadas aqueles candidatos que participaram do Enem.
As inscrições acontecem no período de 02 a 29 de Janeiro de 2012 através do site da UFERSA.
Educação de Jovens e Adultos garante cidadania a estudantes
Depois de mais de 40 anos fora da escola, Benedito Evangelista de Freitas, 57 anos, comemorou no final do ano letivo de 2011 a conquista do diploma de Ensino Médio Profissionalizante. Ele e outros 200 colegas integraram a turma de formandos em curso Profissionalizante da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Licínio Monteiro da Silva, uma das unidades que ofertam o curso. Esses foram apenas alguns dos mais de 100 mil estudantes matriculados nos 24 Cejas e escolas regulares que ministram a Educação de Jovens e Adultos, no Estado.
Assim como Benedito Evangelista, Inês Marques de Oliveira, 59 anos; Alexssandra Faro, 34 anos; e Ramon Cardoso da Silva, 26 anos, colegas de turma que reconquistaram o direito de exercer a própria cidadania com conhecimento dos direitos e deveres. Mais do que um diploma, ganharam o direito de sonhar com perspectivas que antes lhes era impossível o acesso. “Vou continuar estudando e realizar o sonho que tinha quando criança, de ser advogado. Ou quem sabe administrador”, relata Benedito Evangelista. Durante anos, ele trabalhou na informalidade. Hoje, abriu a própria empresa e administra o trabalho de tapeceiro, ofício que exerce desde muito jovem.
“Na formatura do curso de administração da minha filha, conheci uma senhora de 67 anos, colega de turma. Foi ai que me perguntei, porque não?! Foi assim que voltei a estudar. Fui atrás do Mobral, supletivo e descobri que não existiam mais. Me falaram do EJA e vim parar aqui, no Ceja”, relata Benedito Evangelista.
Cada um tem um perfil e uma história, mas todos têm comum o alijamento do processo educacional. “Os Centros, assim como os cursos profissionalizantes da Educação de Jovens e Adultos, vêm resgatar uma dívida social”, destaca o gerente de currículo de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Alexandre Fagundes Cesário.
Desde 2008, com a criação dos Cejas, termina o conceito de evasão, conforme tese defendida pelo professor doutor Gerson Tavares, pois o novo formato possibilita a mobilidade, permitindo ao estudante passar períodos fora da unidade escolar e retomar os estudos sem prejuízo para o aprendizado. Diferente do EJA, que segue o modelo convencional nas escolas regulares, os Cejas criam uma identidade para o público que o frequenta. “A proposta dos centros oferece um fórmula diferenciada para o público trabalhador ou para aqueles que estão fora das salas há muito tempo e querem regressar aos estudos”, diz Alexandre Cesário.
O ano de 2011 encerra com mais de 100 mil matrículas nos 24 Cejas e nas Escolas Estaduais que ofertam o EJA. Sendo que 50% das matrículas estão concentradas nos Centros. Mais do que o ensino regular, a educação se volta para o resgate da qualificação dessas pessoas que deixaram os bancos escolares no período dito regular e retomam os estudos. Dessa vez, com oportunidade de qualificação profissionalizante, nas sete unidades dos Cejas e na Escola Estadual Miguel Barbosa (município de São José dos Quatro Marcos) que oferecem o Proeja.
SISU ENTRA NO AR E OFERECE VAGAS EM UNIVERSIDADES NACIONAIS
A partir de hoje (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.
Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.
Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro. Para o Rio Grande do Norte serão ofertadas 1.687 vagas.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
TURNO MATUTINO DA ESCOLA DINARTE MARIZ PROMOVE PASSEIO AO PARQUE DAS CRIANÇAS EM MOSSORÓ, A DIVERSÃO FOI COMPLETA!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
FESTA NATALINA E FORMATURA EM ABC DA ESCOLA MARIA HELENA
Ocorreu nesta terça-feira (20/12/2011) a festa natalina e solenidade de formatura em ABC da Escola Maria Helena Rebouças Marques, da comunidade de Gado Bravo. A participação da comunidade foi muito significativa e ainda contamos com a presença da Secretária Municipal de Educação Anunciata Bezerra e da Coordenadora Joseane. Desde já, agradecemos a todos os colaboradores, e a escola (da qual faço parte) está de parabéns!
domingo, 18 de dezembro de 2011
CONVITE
PROJETO DE COMPRA DE PÃO PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR É APRESENTADO A SEEC
Escolas Estaduais poderão incrementar venda de panificadoras no Rio Grande do Norte. O projeto foi apresentado pelo secretário da Educação de Pernambuco, professor Anderson Gomes, na última segunda-feira (12) a secretária Betania Ramalho, dirigentes do Sebrae e a lideranças da área da panificação de Natal.
O projeto, já em execução em Pernambuco, tem por objetivo estimular as Escolas Estaduais a comprarem pão para a Merenda Escolar as panificadoras localizadas em suas próprias comunidades.
Tomando como base a experiência já vivida em Pernambuco e a grande abrangência da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte, 718 escolas em todas as regiões, o projeto contribuirá para uma maior distribuição de renda e fará os recursos públicos da merenda escolar circularem dentro do próprio município.
O projeto também terá importância na ampliação do relacionamento das Escolas Estaduais com o setor produtivo dos municípios onde estão inseridas e melhorará a qualidade da merenda escolar com repercussão na satisfação e saúde do aluno.
"O Estado deve conhecer melhor essa metodologia com as cadeias produtivas locais. O projeto é vantajoso e estabelece uma boa relação entre a qualidade do produto e o valor. Ele também prevê uma distribuição com eficiência, controle e qualidade do produto, e o acompanhamento por parte do poder público", afirmou a secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.
O secretário Anderson Gomes destacou a importância do projeto do Pão nas Escolas no atendimento aos estudantes com alimento de qualidade utilizando a mão de obra local em sintonia com as associações de panificadoras no Estado. "O projeto está tendo uma boa aceitação em Pernambuco, nas escolas, nas comunidades, e junto aos panificadores. É um projeto que está contribuindo positivamente com a renda do pequeno empresário", disse o secretário Anderson Gomes.
O projeto está em sintonia com o cardápio regional e busca o fortalecimento, de forma descentralizada, do mercado vizinho a Escola. Ou seja, o pão para a merenda escolar pode ser comprado na padaria, mercearia, cantina, ou na confeitaria do bairro.
Para fazer parte do projeto, na condição de produtora ou vendedora, a panificadora deve atender com qualidade dentro das regras exigidas (incluindo higiene pública).
"Esse pode ser o primeiro passo para fomentar o desenvolvimento da pequena empresa no Estado com a oferta de participação nas compras governamentais", destacou João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae.
O projeto vem contribuir com um dos setores que mais empregam na economia local e também na informalidade. Hoje, o setor gera 32 mil empregos diretos e 80 mil indiretos no Rio Grande do Norte. É também o maior gerador do 1º emprego no Estado e responsável pela produção alimentícia de consumo diário da população.
Estiveram também presentes na reunião ocorrida na sede da SEEC, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte, Evandro Felipe Galdino, e da Associação dos Industriais da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte, Eliezer Varela Marques
DIRETORES E VICES ELEITOS TOMARAM POSSE NA QUINTA DIA 15/12
Por: Ivanízio Ramos
Escolas Estaduais mostram força com eleições diretas para gestores
Diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais eleitos democraticamente tomaram posse nesta quinta-feira (15) para o biênio 2012/2013 em solenidade que ocorreu às 9h no Praiamar Hotel, em Ponta Negra.
"A posse dos novos gestores escolhidos democraticamente pela comunidade escolar espressa bem o compromisso deste governo com o fortalecimento da democracia e da participação sempre maior da comunidade nas escolas da rede estadual de ensino", afirma a secretária da educação, professora Betania Ramalho.
Foram empossados 577 gestores vitoriosos nas eleições diretas realizadas no período de 04 a 30 de novembro deste ano, para os cargos de diretor e vice-diretor, em Escolas Estaduais localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
A programação de posse começou com apresentação cultural do grupo Stillus – Olodum Mirim, formado por alunos da Escola Estadual Lurdes Guilherme, localizada no conjunto Pirangi, Natal.
Em seguida, a secretária Estadual de Educação, Betania Leite Ramalho, ministrou a conferência de abertura do curso de formação de gestores eleitos abordando o tema: "O novo Projeto de Educação para o RN". A palestra teve ainda a participação da Coordenadora de Órgãos Regionais de Educação (CORE), Elizabeth Jácome da Costa Brito.
O encontro prosseguiu na parte vespertina com apresentação cultural do Dança Boi, da Escola Estadual Hegésipo Reis. Logo após, o promotor da Justiça de Defesa da Educação, Raimundo Silvio Dantas Filho proferirá palestra sobre o tema "Por que precisamos organizar a Gestão Democrática no RN"
Na sexta-feira (16), a programação começou às 8h, com apresentação cultural do grupo Dança de Rua, da Escola Estadual Rômulo Wanderley. Em seguida, o professor Márcio Jorcelan de Souza realizou conferencia abordando o tema: "Quando a gestão democrática deve fazer a diferença".
A secretária-adjunta da Educação, Adriana Valeria Santos Diniz, falou ainda sobre o "Trabalho do gestor na Escola: Dimensões, Relações, Conflitos, Formas de Atuação".
Na parte vespertina teve a apresentação cultural Dança Folclórica – Carimbó, por alunos da Escola Estadual Lourdes Guilherme, e a presença do subcoordenador de Avaliação Escolar da SEEC, Afonso Gomes Ferreira falando em mesa redonda sobre o tema: "Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – A participação premiada de uma escola do RN".
Estiveram lá ainda, a Prof.ª Patricia Fernandes Holanda e o Prof.° Paulo Sérgio Costa, ambos tomando posse dos cargos de diretor e vice da Escola Estadual Rui Barbosa de Tibau-RN
AREIA BRANCA: COLÉGIO EDUCANDÁRIO ESTABELECE DATAS PREVISTAS PARA O ANO LETIVO DE 2012
O Colégio Educandário Nossa Senhora dos Navegantes informa que o inicio das matriculas para o ano letivo de 2012 começam na próxima segunda feira 19 de Dezembro se estendendo ate o dia 27 janeiro. A irmã Maria José de Souza diretora presidente do educandário, comunica que no dia 03 de Fevereiro acontecerá reunião para os pais e o inicio das aulas esta marcado para o dia 06 de Fevereiro.
Fonte: Portal Costa Branca
MAIS UM GRUPO DE PEDAGOGIA APROVADO EM TIBAU
Regivandia Menezes, Rita Maria e Maria Valéria
Nesta quarta-feira (14/12), as alunas: Maria Valéria, Rita Maria e Regivandia Menezes, foram aprovadas no TCC - Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Polo Tibau - RN.
O trabalho desenvolvido com enfase na Importância da Leitura e da Escrita na Formação de Leitores e Produtores de Textos na Escola, obtendo a média 90,0 na apresentação.
Na próxima quarta-feira (21/12) será a colação de grau da turma de Pedagogia 2008.1.
A turma está numa felicidade imensa.
FINAL DE ANO LETIVO: Como lidar com o cansaço do aluno?
É nítido que com o final de ano letivo, as correrias, as atividades avaliativas, ensaios, o aluno já esteja ficando cansado da mesma rotina, então, cabe ao professor, incentivar a autoestima do aluno, trabalhando com materiais lúdicos e com atividades diferenciadas que sejam de boa aceitação por parte dos mesmos.
MOSTRA DE CIÊNCIAS, PEDAGOGIA 2009.1 UVA
Foi realizada neste domingo a I Mostra de Ciências da turma de Licenciatura em Pedagogia 2009.1 do IBRAPES/UVA Mossoró, onde todas as atividades foram orientados pela professora Elivanuza Rocha Farias que lecionou com a disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, onde as temáticas estavam voltadas para:
O Lixo;
Hipertensão;
Plantas Medicinais e a sua utilidade ao ser humano;
Origem do Plástico;
Ciências e Tecnologia: invenções;
Reflorestamento
Aquecimento Global;
Produção de produtos de limpeza caseiros.
O evento contou também com a participação da Coordenadora do Pólo de Mossoró Prof.ª Luzia Helena (Leninha). A turma, da qual faço parte, e a Prof.ª Elivanuza estão de parabéns pelo trabalho realizado, sucesso sempre!
Assinar:
Postagens (Atom)