SISTEMA
DE NUMERAÇÃO DECIMAL: FORMAS DE LECIONAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM SALA DE
AULA.
Antônia
Poliana Ferreira de Oliveira
Elisiane
França de Oliveira
Joaquim
Marques de Oliveira Neto
Josení
Santiago Valério Gomes
Paloma
Kézia Gomes de Moura
Maria
José de Sousa – Professora
No
que diz respeito ao aluno e o saber matemático, o PCN desta área de estudo
orienta que se realize um trabalho voltado para com as necessidades cotidianas
que os alunos venham a desenvolver, como a inteligência essencialmente prática,
permitindo o desenvolvimento amplo da capacidade desse aluno para lidar com a
atividade matemática. Ou seja, relaciona-se este saber com a vivência das
crianças.
Dentre
os conteúdos do estudo matemático, existe um que tem muita importância a ser trabalhado,
este é o sistema de numeração decimal.
O
sistema de numeração decimal é um processo em que se leva em consideração a
posição que o algarismo representa no numeral, o mesmo, utiliza os numerais
indo-arábicos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ocupando posições de unidades,
dezenas, centenas, da direita para esquerda, etc. Dessa forma o algarismo
indo-arábico ao contrário do sistema de numeração romana, ocupa valores
diferentes de acordo com a sua posição. Por exemplo, 222, o primeiro algarismo representa 200, o segundo 20 e o terceiro
apenas 2.
Cabe salientar que no sistema decimal o 0 (zero)
posicionado à esquerda do número escrito não altera seu valor representativo,
já se o mesmo for posto à direita implica multiplicar a grandeza pela base, ou
seja, por 10 (dez).
Segundo a história, supõe-se que o sistema foi
adotado pelo homem primitivo por compatibilidade com o número de dedos das
mãos, artifício usado no princípio para contar as coisas do mundo, como seus
bens, rebanho e dinheiro.
O sistema de numeração decimal competiu, para se
tornar o padrão, durante um longo tempo na história da humanidade com o sistema
de numeração base 60, cujos resquícios ainda são vistos no sistema de divisão
do tempo, 1 minuto de sessenta segundos e 1 hora de sessenta minutos, e na
trigonometria, onde o círculo é dividido em 360 graus (6
60).
Para melhor destacar como funciona o sistema de
numeração decimal, veja o quadro com a ordem e os valores de cada algarismo.
4º ordem
|
3º ordem
|
2º ordem
|
1º ordem
|
unidade de milhar
|
centena de unidades
|
dezena de unidades
|
unidades
|
Observe:
Neste número: 632
O algarismo 2 representa 2 unidades e vale 2 (1º ordem) ;
O algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem);
O algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3º ordem).
Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois.
O algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem);
O algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3º ordem).
Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois.
Neste número: 7.156 o algarismo 6
representa 6 unidades e vale 6 (1º ordem).
O algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2º ordem).
O algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3º ordem).
O algarismo 7 representa 7 unidades de milhar e vale 7000 (4º ordem).
Levando para o lado pedagógico, dar aulas
sobre este conteúdo, uma das ferramentas fundamentais para que a aprendizagem
ocorra de maneira eficaz é a própria didática do professor que ministrará
qualquer disciplina, no caso específico a Matemática, aliada aos materiais
concretos ou não a sua disposição, objetivando a aprendizagem significativa dos
educandos.
No que se refere a uma aula a ser
desenvolvida com auxílio de material concreto, pode-se citar alguns recursos
que muito tem a colaborar com o processo, dentre eles, existem o ábaco,
material dourado e, partir para o lado mais cotidiano do alunado, pode-se
utilizar pedras, tampinhas de garrafas, entre outros.
No entanto, utilizamos esse sistema de
numeração até os dias atuais, pois sua resistência se deu pelo uso de dez
símbolos básicos incluindo o zero e por possuir o principio do valor posicional
(ou Valo Relativo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário