domingo, 8 de julho de 2012

POR UM ENSINO DE MATEMÁTICA INOVADOR


SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: FORMAS DE LECIONAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM SALA DE AULA.

Antônia Poliana Ferreira de Oliveira
Elisiane França de Oliveira
Joaquim Marques de Oliveira Neto
Josení Santiago Valério Gomes
Paloma Kézia Gomes de Moura
Maria José de Sousa – Professora





No que diz respeito ao aluno e o saber matemático, o PCN desta área de estudo orienta que se realize um trabalho voltado para com as necessidades cotidianas que os alunos venham a desenvolver, como a inteligência essencialmente prática, permitindo o desenvolvimento amplo da capacidade desse aluno para lidar com a atividade matemática. Ou seja, relaciona-se este saber com a vivência das crianças.
Dentre os conteúdos do estudo matemático, existe um que tem muita importância a ser trabalhado, este é o sistema de numeração decimal.
O sistema de numeração decimal é um processo em que se leva em consideração a posição que o algarismo representa no numeral, o mesmo, utiliza os numerais indo-arábicos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ocupando posições de unidades, dezenas, centenas, da direita para esquerda, etc. Dessa forma o algarismo indo-arábico ao contrário do sistema de numeração romana, ocupa valores diferentes de acordo com a sua posição. Por exemplo, 222, o primeiro algarismo representa 200, o segundo 20 e o terceiro apenas 2.
Cabe salientar que no sistema decimal o 0 (zero) posicionado à esquerda do número escrito não altera seu valor representativo, já se o mesmo for posto à direita implica multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).
Segundo a história, supõe-se que o sistema foi adotado pelo homem primitivo por compatibilidade com o número de dedos das mãos, artifício usado no princípio para contar as coisas do mundo, como seus bens, rebanho e dinheiro.
O sistema de numeração decimal competiu, para se tornar o padrão, durante um longo tempo na história da humanidade com o sistema de numeração base 60, cujos resquícios ainda são vistos no sistema de divisão do tempo, 1 minuto de sessenta segundos e 1 hora de sessenta minutos, e na trigonometria, onde o círculo é dividido em 360 graus (6 60).
Para melhor destacar como funciona o sistema de numeração decimal, veja o quadro com a ordem e os valores de cada algarismo.
4º ordem
3º ordem
2º ordem
1º ordem
unidade de milhar
centena de unidades
dezena de unidades
unidades

Observe: 
Neste número: 632 
O algarismo 2 representa 2 unidades e vale 2 (1º ordem) ;
O algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem);
O algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3º ordem).
Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois. 
Neste número: 7.156 o algarismo 6 representa 6 unidades e vale 6 (1º ordem). 

 O algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2º ordem).
O algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3º ordem).
O algarismo 7 representa 7 unidades de milhar e vale 7000 (4º ordem).

Levando para o lado pedagógico, dar aulas sobre este conteúdo, uma das ferramentas fundamentais para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz é a própria didática do professor que ministrará qualquer disciplina, no caso específico a Matemática, aliada aos materiais concretos ou não a sua disposição, objetivando a aprendizagem significativa dos educandos.
No que se refere a uma aula a ser desenvolvida com auxílio de material concreto, pode-se citar alguns recursos que muito tem a colaborar com o processo, dentre eles, existem o ábaco, material dourado e, partir para o lado mais cotidiano do alunado, pode-se utilizar pedras, tampinhas de garrafas, entre outros.
No entanto, utilizamos esse sistema de numeração até os dias atuais, pois sua resistência se deu pelo uso de dez símbolos básicos incluindo o zero e por possuir o principio do valor posicional (ou Valo Relativo).




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