sexta-feira, 30 de março de 2012

CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA ESCOLAR NO MUNDO CONTEMPOÂNEO


Joaquim Marques de Oliveira Neto
Antônia Poliana Ferreira de Oliveira
Elisiane França de Oliveira
Paloma Kézia Gomes de Moura


        O mundo atualmente perpassa por transformações significativas que implicam em mudanças nos seus mais variados aspectos, inclusive no educacional, exemplo disso são as diferentes concepções que permeiam o ensino de geografia, sendo esta, uma disciplina tão importante quanto as outras por tratar-se de estudar o espaço em geral, seja físico ou social, chegando a transformar o cotidiano dos alunos em conhecimento.
            Porém, o ensino de geografia tem a necessidade de ser trabalhado  de forma diferenciada, pois com as mudanças que ocorreram, o estudo em questão precisa ser revisto de acordo com a nova realidade do alunado, exemplo disso é a questão do mundo hoje ser globalizado,isto é, um fenômeno de eliminação de fronteiras que decorre do forte avanço das tecnologia da informação e comunicação que por sua vez proporciona um maior contato com outras pessoas e outras realidades o que propicia a criação de uma nova cultura; outra característica que retrata muito bem essa criação de outra cultura é o fato da urbanização, que tem as cidades como locais complexos que abrigam grande parte da população, cada um com seus costumes. Esse fenômeno onde são criadas novas culturas é denominado multiculturalismo que é uma intensificação da convivência  de povos diferentes, valendo a ressalva de que o ensino de geografia tem fundamental missão no debate diário sobre essas questões, pois as mesmas retratam a realidade do espaço social em que os seres humanos estão inseridos.


- Concepções contemporâneas de geografia.

Para que sejam discutidas essas concepções faz-se necessário levantar algumas características, sendo que a primeira é o fato do mundo ser globalizado , sendo um fenômeno que elimina as fronteiras e que implica significativamente em múltiplos campos: cultural, tecnológico, social, econômico, etc. Com a globalização, acentuasse dois fenômenos paradoxais, de um lado  a tentativa de tomar os espaços iguais para todos, isto é, a homogeneidade dentro do âmbito social e por outro lado o aumento das desigualdades, decorrentes de diversos problemas sociais , como a exclusão social as diferenças econômicas, desemprego, violência, entre outros.
Uma característica importantíssima do mundo atual é a expansão e o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, o mundo hoje detém de grandes avanços tecnológicos o que implica numa simultaneidade, isto é, é possível que se “presencie” ou se torne conhecimento de todos os acontecimentos, simplesmente pelo fato da comunicação ocorrer em tempo real, permitindo que as pessoas vivenciem o mundo de maneira mais ágil, rápido.
A expansão das TIC’s juntamente coma urbanização (que é outra característica do mundo atual) implicam na criação de uma nova cultura que é uma intensificação da convivência entre povos de diferentes lugares do mundo, cada um com seus costumes, porém, mesmo que a vivência seja por meio virtual, a cultura se transforma, isso chama-se multiculturalismo.
No entanto essa mudança significativa que ocorre nos dias de hoje perante a sociedade resulta no surgimento de novas temáticas nos estudos geográficos, sendo que a geografia  tem que tomar um caráter menos tradicional, podendo realizar estudos nas mais diferentes escalas de análises e meios sociais, ou seja, deve dispor de um caráter multidimensional e inovador.
O texto traz a tona uma temática que deve ser questionada continuamente nos ambientes educativos, o como e o porquê de se trabalhar geografia numa visão multicultural, pois a mesma é a ciência que estuda o espaço, seja ele físico ou social e para formarmos o caráter do indivíduo devemos primeiramente observar o ambiente em que o mesmo vive e como as relações intrapessoais podem influenciar na construção de sua identidade.

- Concepções de geografia e seu ensino.
           
            A trajetória da geografia como ciência escolar teve inicio ainda no século XIX. Por volta do ano de (1900) a ciência se consolidou nas escolas de praticamente todo o território brasileiro .
            A principal característica desse movimento era a disseminação da idéia de se conhecer os aspectos naturais regionais, com objetivo de criar no estudante um sentido de patriotismo.
            Em 1905 foi lançado o livro compêndio de geografia elementar de (Manuel Said Aleida). Nesse trabalho o principal foco era abordagem do Brasil de maneira regionalizada, com intuito de conhecer melhor os aspectos regionais do país.
            Só em 1934 a geografia  chegou as instituições universitárias, pois o curso foi implantação na universidade de São Paulo. O quadro de professores era formado por docentes de tendências tradicionais, a influência da escola francesa.
            No ano de 1937, a geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no colégio Pedro II(Rio de Janeiro). O principal objetivo de instituir tal ciência era capacitação política de uma camada de elite brasileira que pretendia se inserir nos cargos políticos e nas demais atividades relacionadas.
            Em 1978, o maior geográfico brasileiro , Milton Santos, lançou uma obra intitulada de por uma geografia nova.
            No ano de 1993, o núcleo de pesquisa sobre espaço e cultura da Universidade Estadual do Rio de janeiro foi inaugurado.
            E por fim, uma das mudanças de maior relevância no Brasil aconteceu em 1998, com o lançamento dos objetivos da geografia, afirmando que os educadores  necessitam conhecer e compreender as relações entre a sociedade e também a dinâmica da natureza e suas paisagens.
            O texto mostra basicamente, as mudanças que aconteceram no ensino de geografia no decorrer dos anos pois a mesma era denominada tradicional, com fins sociopolíticos. Só a partir de 1980 , que aconteceu um de renovação que predominam idéias de caminhos onde além de fenômenos naturais e humanos é para ser inserido os elementos espaciais.
            No entanto, uma das maiores de maior relevância no Brasil aconteceu em 1998, com lançamento dos objetos de geografia, afirmando que os educandos necessitam conhecer e compreender as relações entre a sociedade e também a dinâmica da natureza e suas paisagens.

- A educação geográfica no contexto contemporâneo

            Considerando, então, o movimento próprio da geografia e suas interrelações coma geografia acadêmica e seus desdobramentos e preocupações contemporâneas, como se pode analisar a geografia escolar atual?
            Nos últimos 20 anos, o conjunto de profissionais ligados ao ensino e especificamente ao ensino de geografia no Brasil tem procurado produzir teorias e práticas de ensino mais de acordo com as tarefas sociais que essa profissional deve cumprir. Há uma produção na área de geografia que procura da conta do contexto contemporâneo em suas diferentes dimensões, científica, cultural e educacional social. Essa produção aponta para a necessidade de conhecimentos mais integrados, mais abertos, para conseguir abarcar a complexidade inerente a realidade. Portanto, a educação, as tarefas são igualmente complexas. Deve-se ter como meta, nesse campo, formar indivíduos mais abertos, mais sensíveis e ao mesmo tempo mais informados,  mais velozes e mais críticos , com o intuito de cumprir as delicadas tarefas de formação básica de cidadãos para o mundo contemporâneo.
            Pode-se dizer que no âmbito da geografia acadêmica ligada ao ensino houve significativos avanços, que podem ser pontuados da seguinte maneira: em primeiro lugar o numero dos trabalhos nessa área tem aumentado bastante nos últimos anos e eles têm-se constituído em ricos diagnósticos da geografia ensinada e produzida no país fornecendo parâmetros para a avaliação de propostas curriculares, de políticas educacionais, de livros didáticos de metodologias e de procedimentos empregados no ensino, em segundo lugar, pode-se já apostar num processo inicial  de reconhecimento da legitimidade da relevância da pesquisa no ensino de geografia realizada pela comunidade acadêmica. Diante da realidade esboçada algumas preocupações teóricas tem resultados em indicações para a prática de ensino de geografia. O ensino da geografia passou a ter como objetivo relevante estudar o lugar para compreender o mundo , a formação de conceitos pressupõe encontro e confronto entre conceitos cotidianos e conceitos científicos. A respeito dessa orientação metodológica , tenho buscado apresentar contribuições fundamentadas nos pensamentos de vygotsky (1984), destacando a relação necessária entre cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceito, mediação pedagógica e formação de conceitos no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.
            Em relação ao ensino de geografia , tenho insistido na idéia de encaminhar o ensino por meio dessa orientação requer um olhar atento para os conhecimentos cotidiano dos alunos, especialmente seus conhecimentos a respeito do lugar onde vivem e suas representações sobre os diferentes lugares do globo. Esse entendimento implica ter como dimensão do conhecimento geográfico o espaço vivido ,ou a geografia vivenciada cotidianamente pelos alunos. Sendo assim, o professor deve captar os significados que os alunos dão aos conceitos científicos que são trabalhados no ensino. Isso significa a afirmação e a negação, ao mesmo tempo dois níveis de conhecimento na construção do mesmo  tendo, contudo, como referência imediata durante todo o processo, o saber cotidiano do aluno. Cabe ao professor trazer os temas para serem debatidos, com transparência, permitindo todas as falas possíveis, propiciando a divergência e explicando sua compelxidade. Essa indicação metodológica tem como um dos eixos norteadores a alfabetização cartográficas não se limita ao mapeamento e a localização objetiva e fixa das coisas, mas devem dar conta.
            De acordo com texto a educação geográfica proposta para uma sociedade complexa como é a sociedade contemporânea, e realizada com os conhecimentos da geografia escolar, deve levar em conta que os interesses, as atitudes e as necessidades individuais e sociais dos alunos mudaram em decorrência dessa nova realidade espacial. Para que os alunos entendam os espaços de sua vida cotidiana, que se tornam extremamente complexos, é necessário que aprendam a olhar ao mesmo tempo, para um contexto mais amplo e global, do qual todos fazem parte, e para os elementos que caracterizam  e distinguem seu contexto local. O professor deve captar todo conhecimento geográfico e conhecimento espacial e geográfico, que possa concluir ou estabelecer seu conceito da geografia escolar na nova era contemporânea, procurando fazer uma relação entre a geografia cientifica e o cotidiano geográfico e espacial do mesmo, portanto o ponto de vista do aluno em relação ao conteúdo e o objeto de estudo relacionado, tornando assim o professor mediador do conhecimento.

Um comentário: