sábado, 17 de novembro de 2012

A UTILIZAÇÃO DOS PARADIDÁTICOS



Antônia Poliana Ferreira de Oliveira
Elisiane França de Oliveira
Joaquim Marques de Oliveira Neto
  
            No decorrer dos anos, o ensino passou e ainda encontra-se passando por diversas mudanças, tanto em conteúdos quanto na maneira de se ensinar. Atualmente, o professor formador de leitores tem uma nova empreitada, a função de alfabetizar letrando, isto é, tem a missão de fazer com que o aluno aplique a leitura e a escrita em suas mais diversificadas manifestações de uso, tendo que fugir da leitura não prazerosa e tradicional, fazendo com que o hábito de ler se torne uma prática contínua, necessária e atrativa, daí surge a necessidade do professor dispor dos mais variados recursos pedagógicos literários que agucem a curiosidade e que desperte no educando a motivação para o que se está lendo, fazendo com que se realizem trabalhos conjuntos envolvendo gêneros literários ou textuais.
            Dentro dos recursos até aqui citados, vem a tona o uso de livros paradidáticos, estes por sua vez, são materiais sem serem propriamente didáticos, porém são utilizados para este fim, os mesmos, são considerados importantes porque podem utilizar aspectos mais lúdicos e, dessa forma, serem eficientes do ponto de vista pedagógico.
            Os livros paradidáticos trazem uma leitura mais lúdica e ilustrativa, por isso são considerados eficientes, além de privilegiarem autores brasileiros, sendo que sua utilização nas escolas aumentou principalmente no final da década de 90, a partir da Lei de Diretrizes e Bases, que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (pcn’s) e orientou para a abordagem de temas transversais relacionados ao desenvolvimento da cidadania, abrindo desta maneira, espaço para o aumento da produção de obras para serem utilizados em sala de aula, abordando temáticas como ética, pluralidade cultural, trabalho e consumo, saúde e sexualidade. Sua utilização também aumentou na rede público de ensino a partir da descentralização dos recursos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e a decisão de alguns Estados como São Paulo, de investirem nesse tipo de livro.

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