Joaquim Marques de Oliveira Neto
Nas
localidades rurais desde muitos anos a formação das turmas que compõe a escola
deste meio se dá de maneira diferenciada das escolas da cidade grande. Devido
ao pouco número de crianças existentes no campo ainda decorrente do forte
processo de urbanização das cidades, as turmas são compostas por mais de um ano
escolar e é conduzida por um só educador,o que favorece em muitos casos, uma
visão retrógrada utilizada com preconceito no que se refere ao processo de
aprendizagem de crianças matriculadas em unidades de ensino com esse tipo de
organização das turmas. No entanto, as políticas públicas voltaram-se para
melhorar a qualidade de ensino a partir dessa realidade, promovendo capacitação
para os professores e os demais envolvidos na educação do campo, muitas
propostas e programas foram criados para auxiliar o trabalho dos educadores,
dentre eles, o programa Escola Ativa que obteve excelentes resultados e que
recentemente deu lugar ao programa Escola da Terra para que se aprimore ainda
mais os resultados alcançados com o programa anterior que há muito tempo tinha
se consolidado em todo país.
Dessa
forma as classes multisseriadas constituem um ensino em que há sim
possibilidades de realizar um trabalho educativo eficaz, além de que no campo
se tem ainda mais espaços para que o indivíduo desenvolva a sua criticidade,
através da observação do espaço, da história local e do ambiente em seus
aspectos naturais, isto é, existem meios de como comprovar o que didaticamente
se estuda por meio de conteúdos e reflexões.
A AÇÃO DO PROFESSOR
As
classes multisseriadas são consideradas heterogêneas, porém permite-se usar
esta característica como positiva, pois através das relações das diferenças
existe a possibilidade de construção de um ambiente de cooperação no espaço
escolar.
É
refletindo sobre essas singularidades que o professor atuante em classes multisseriadas
deve realizar seu trabalho, não se pode atuar pedagogicamente falando, nestas classes
como se atua numa seriada, deve sim em alguns momentos realizar práticas
semelhantes, porém distintas, cujo objetivo seja específico para realidade
vivenciada.
Diante
de uma classe multisseriada, o educador pode ou deve articular a sua prática
utilizando em alguns momentos a classe dividida em grupos por série (no caso
dos conteúdos específicos) e também pode organizar grupos com diferentes
formações (no momento de atividades multidisciplinar) e nesse espaço de tempo
haverá ainda mais interação, principalmente na hora em que o aluno pode
colaborar com o colega em dificuldade. Vale ainda a ressalva de que apenas com
o conhecimento da realidade multissérie é que se poderá realizar uma ação
pedagógica que alcance os resultados esperados, essas especificidades, segundo
Rosa (2008,p.224) “exigem do educador saberes necessários para se trabalhar com
a diversidade”. Dessa maneira, é necessário que o planejamento das atividades
venha a suprir as necessidades de todos os níveis.
OS RESULTADOS OBTIDOS
Diante
das dificuldades, a escola rural desenvolve atualmente um trabalho voltado à
inserção do indivíduo na sociedade, desenvolvendo a relação entre homem e
sociedade, tornando-o crítico e politicamente correto.
Na
dinâmica de sala de aula de acordo com o desenvolvimento do “colegiado
estudantil” (estratégia do programa Escola Ativa) desenvolvem-se sentimentos de
solidariedade, cooperação e democracia, o que de fato, muito se vem almejando
que exista no contexto social brasileiro.
Cabe as
universidades proporcionar aos acadêmicos de licenciatura, o suporte necessário
para que o educador tenha subsídios para conduzir um trabalho brilhante a
partir de classes multisseriadas, uma vez que em muitos casos o professor
mostra-se sem preparo.
Parabéns por seu trabalho, também trabalho com turmas multisseriadas, mas no ensino de língua alemã.
ResponderExcluirFiquei decepcionado.
ResponderExcluirÓtima ideia.
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