sábado, 7 de dezembro de 2013

Gibis criados pelos alunos da Escola Maria Helena da comunidade de Gado Bravo fazem sucesso



Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Helena Rebouças Marques, na localidade Gado Bravo, em Tibau, tiveram uma aula diferente: confeccionaram gibis na aula de língua portuguesa do professor Renato Paulino de Souza. As turmas envolvidas na atividade “Gibi: minhas histórias contadas em quadrinhos” são do 4º e 5º anos multisseriados.

De acordo com o professor Renato, o objetivo da atividade foi melhorar a leitura e a escrita, aumentando a capacidade do aluno de produzir textos. “Dessa forma, abrir oportunidades de expressão onde o aluno possa criar e apresentar ao público sua capacidade de escrever histórias com coesão e coerência, de forma clara e objetiva. E ao mesmo tempo, os leitores poderão avaliar o pensamento desse escritor mirim pelo desenvolvimento das histórias criadas por ele”, disse o professor, que viu na necessidade da leitura uma porta para melhorar a aprendizagem da leitura.

O interessante é que o trabalho com o gibi, informou o professor, não ficará apenas dentro dos muros da escola, mas deve ir além, pois haverá uma exposição de todo o trabalho desenvolvido pelas crianças. “Esse projeto também tem como objetivo aproximar pais e outros familiares, das tarefas escolares do educando , aumentando a vontade e incentivando para o melhoramento do desempenho estudantil”, disse.

Para desenvolver essa atividade, primeiro o professor verificou o conhecimento prévio dos estudantes e depois dividiu a turma em grupos. Distribuiu livros, jornais, revistas e rótulos para que eles realizassem a leitura compartilhada.

Eles também classificaram os textos conforme sua tipologia e selecionaram o que poderia se transformar em história. A partir daí os alunos produziram os gibis e socializaram os trabalhos. “No desenvolvimento da aula solicitei que meus alunos pensassem sobre o que queriam falar, para depois criarem os personagens, os espaços em que se passava a história, entre outros”, ressaltou.

Para Renato, a atividade surtiu o efeito esperado. Os alunos melhoraram na escrita e na leitura e também usaram a imaginação para criar os personagens. “Tivemos excelentes resultados com a atividade desenvolvida, pois os alunos produziam gibis interessantes e que se tratavam do cotidiano deles, inclusive houve alguns em que os personagens levaram os seus próprios nomes, o que de um certo modo chamou a atenção dos colegas de outras turmas da escola. Além de ter contribuído para o aperfeiçoamento da escrita por parte do aluno”, avaliou o professor.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste - 13/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário