Quem sou eu?


Sou Joaquim Marques de Oliveira Neto, mas conhecido como Marquinho.Tenho residência fixa em Gado Bravo, município de Tibau-RN desde que nasci. Iniciei meus estudos na Escola Municipal Professora Maria Helena Rebouças Marques, na qual hoje faço parte do corpo docente, estudei na escola até a antiga 4ª (quarta) sempre em turmas multisseriadas, minha primeira professora, em escola, foi a senhora Maria Josinete de Souza (trabalhou comigo na 1ª e na 2ª série), e em seguida fui aluno de minha mãe Edneide de Souza Nolasco (3ª e 4ª séries). Durante o Ensino Fundamental maior e Ensino Médio, estudei em apenas duas escolas da cidade de Tibau, na Escola de 1° Grau Municipal Sagrado Coração de Jesus e na Escola Estadual Rui Barbosa, sendo que nesta última, fiquei da 6ª série ao 3° ano do Ensino Médio. Concluido o ensino médio, tentei ingressar no curso de Letras em Língua Portuguesa e não alcancei o objetivo, e com receios de perda de tempo, resolvi ingressar no curso de pedagogia oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em Mossoró. Foi um tiro sem planejamento, porém o alvo foi certeiro, e tenho convicção que fiz a melhor escolha da minha vida. Atualmente, encontro-me na reta final do curso de pedagogia, e pretendo continuar a aperfeiçoando meus conhecimentos dentro da área. No ramo de trabalho, já fui coordenador de escola e diretor por um ano. 


Enquanto diretor, dediquei todo o meu tempo para resolver os problemas e as dinâmicas permanentes dentro da instituição.
Posteriormente, por intermédio de ações de politicagem, foi dada a portaria de minha exoneração, deixando toda comunidade escolar insatisfeita. A partir daí, veio a melhor opção, assumi a minha primeira turma, porém dava aulas de Língua Portuguesa na EJA segmentos finais, foi uma experiência muito proveitosa.
No ano de 2011 recebi a melhor proposta, ser professor titular na turma 1°, 2° e 3° anos da escola da qual fui diretor e aluno. E foi a melhor experiência de minha vida.

Foi minha primeira experiência como titular de uma turma e principalmente de uma turma multisseriada, fazia todos os dias três planos de aula, para atender todos os grupos de estudo. Durante esse período, estabeleci relações de afeto com alunos que antes na minha posição de diretor, afirmavam não ter "jeito" comigo, e diziam constantemente que preferiam me ver como professor. Isso me deixou ainda mais radiante. Diante disso, realizei muitos trabalhos sem que fosse utilizado necessariamente o giz e o quadro.











Passado o recesso escolar do meio do ano, veio outra ótima opção de trabalho, ganhei mais uma turma, porém esta não seria multisseriada, foi a turma do 2° ano da Escola Dinarte Mariz. Uma oportunidade da qual agarrei com todas as minhas forças. Inicialmente, não vou negar que tive um pouco de dificuldade pois a turma ainda estava muito ligada a antiga professora, que havia se distanciado para dar a luz. Porém com o passar dos dias, foi estabelecida uma relação muito afetuosa entre os alunos e a minha pessoa, daí surgiu mais um trabalho proveitoso para minha lista. Fiquei lecionando com duas turmas em dois horários. Foi uma experiência maravilhosa da qual nunca poderei esquecer, valendo a ressalva que não havia distinção de trabalho entre as turmas, o esforço era o mesmo para cada realidade, e os resultados obtidos foram os melhores.

Apesar de ser uma turma numerosa, era muito fácil de se dominá-la. O trabalho desenvolvido veio sendo reconhecido por toda comunidade escolar, inclusive as mães de outras turmas ficam reivindicando a minha pessoa para lidar durante o ano letivo de 2012 com seus filhos. Isso sim, é muito gratificante, é o retorno do esforço realizado.










Em 2012 foi um ano de mudança, sai da E.E. Dinarte Mariz com muitas saudades daquela instituição, porém  logo, logo ingressei meu primeiro expediente em outra escola, a Unidade de Ensino Rural Idelzuite Fernandes na comunidade de Gangorra, onde lecionei com a turma do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, de início imaginei que seria fácil devido a experiência que já tinha no trabalho realizado da Escola Municipal Professora Maria Helena em Gado Bravo, onde a metodologia desenvolvida também seria a da Escola Ativa, porém vi que o trabalho era um pouco difícil devido a comunidade em que a escola está inserida tem hábitos educacionais bastante diferentes, fato esse decorrente da formação das famílias. 


Ainda em 2012, continuamos com o trabalho realizado na Escola Municipal Prof.ª Maria Helena também com a turma do 1º e 2º anos, onde o obtivemos muito êxito pois a aprendizagem foi significativa.


i

Agora em 2013 com a mudança de gestão, retornei a gestão do Centro de Ensino Rural Professora Aldenora Barbosa que compreende as duas unidades de ensino rural, enfrentando muitos desafios, porém na esperança e no trabalho contínuo para superar os desafios.


s

E começamos o ano letivo com muitas ações como os reparos nos prédios públicos, entrega dos kits escolares e algumas trocas de equipamentos, estamos com um apoio fundamental que é o da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Prof.ª Socorro Nascimento e da primeira dama do nosso município a senhora Carla Sabrina.
Vale também a ressalva do acompanhamento da merenda escolar feita pela nova nutricionista da cidade, Jaqueline Dunga que preparou um cardápio riquíssimo, além de incentivar o trabalho de nossas profissionais.


Além do calendário cultural que já estamos desenvolvendo, até o momento já comemoramos a páscoa nas duas unidades.



E as expectativas para o ano letivo de 2013 são as melhores.