domingo, 13 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM AUTO AVALIAÇÃO.

Aluno Michel do 2° ano (turma da qual sou professor) da E.E.Dinarte Mariz, em Tibau-RN.

Somos avaliados a cada segundo. Nas escolas a avaliação é vista (principalmente pelos alunos) como instrumento de punição, porém sabemos que esse recurso é algo riquíssimo e que é tão necessário a nossa prática de docência, que enquanto educadores, devemos procurar os mais variados métodos para que esse pensamento sobre a avaliação venha a ser deletado.
Uma sugestão, além da avaliação continuada, é auto avaliação, que é um elemento do programa escola ativa (que incentiva a metodologia de maneira mais democrática nas escolas do campo), mas que deve ser trabalhado em toda e qualquer escola, pois sua prática serve para que você responsabilize o aluno pela própria aprendizagem. Ele deve refletir sobre comportamentos e habilidades que desenvolveu e, como diz o próprio nome, se auto avaliar, tornando-o um ser crítico e pensante.
No entando, a auto avaliação tanto pode ser oral, como escrita, mas enquanto educador, defendo a utilização da segunda, pois para que o aluno possa se auto avaliar oralmente, deve ter uma confiança, uma ligação muito estreita com o educador (apesar de ser um elemento que também deve ser desenvolvido entre ambos.); já ao realizar essa avaliação própria, o aluno terá mais liberdade pra expressar o que pensa, o que aprendeu, além de reforçar a prática de escrita.
Você professor, coloque essa idéia em prática, com certeza os resultados serão os melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário