quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CLASSES MULTISSERIADAS: alternativa de uma educação de qualidade para as crianças do campo.


Joaquim Marques de Oliveira Neto


            Nas localidades rurais desde muitos anos a formação das turmas que compõe a escola deste meio se dá de maneira diferenciada das escolas da cidade grande. Devido ao pouco número de crianças existentes no campo ainda decorrente do forte processo de urbanização das cidades, as turmas são compostas por mais de um ano escolar e é conduzida por um só educador,o que favorece em muitos casos, uma visão retrógrada utilizada com preconceito no que se refere ao processo de aprendizagem de crianças matriculadas em unidades de ensino com esse tipo de organização das turmas. No entanto, as políticas públicas voltaram-se para melhorar a qualidade de ensino a partir dessa realidade, promovendo capacitação para os professores e os demais envolvidos na educação do campo, muitas propostas e programas foram criados para auxiliar o trabalho dos educadores, dentre eles, o programa Escola Ativa que obteve excelentes resultados e que recentemente deu lugar ao programa Escola da Terra para que se aprimore ainda mais os resultados alcançados com o programa anterior que há muito tempo tinha se consolidado em todo país.
            Dessa forma as classes multisseriadas constituem um ensino em que há sim possibilidades de realizar um trabalho educativo eficaz, além de que no campo se tem ainda mais espaços para que o indivíduo desenvolva a sua criticidade, através da observação do espaço, da história local e do ambiente em seus aspectos naturais, isto é, existem meios de como comprovar o que didaticamente se estuda por meio de conteúdos e reflexões.

A AÇÃO DO PROFESSOR

            As classes multisseriadas são consideradas heterogêneas, porém permite-se usar esta característica como positiva, pois através das relações das diferenças existe a possibilidade de construção de um ambiente de cooperação no espaço escolar.
            É refletindo sobre essas singularidades que o professor atuante em classes multisseriadas deve realizar seu trabalho, não se pode atuar pedagogicamente falando, nestas classes como se atua numa seriada, deve sim em alguns momentos realizar práticas semelhantes, porém distintas, cujo objetivo seja específico para realidade vivenciada.
            Diante de uma classe multisseriada, o educador pode ou deve articular a sua prática utilizando em alguns momentos a classe dividida em grupos por série (no caso dos conteúdos específicos) e também pode organizar grupos com diferentes formações (no momento de atividades multidisciplinar) e nesse espaço de tempo haverá ainda mais interação, principalmente na hora em que o aluno pode colaborar com o colega em dificuldade. Vale ainda a ressalva de que apenas com o conhecimento da realidade multissérie é que se poderá realizar uma ação pedagógica que alcance os resultados esperados, essas especificidades, segundo Rosa (2008,p.224) “exigem do educador saberes necessários para se trabalhar com a diversidade”. Dessa maneira, é necessário que o planejamento das atividades venha a suprir as necessidades de todos os níveis.

OS RESULTADOS OBTIDOS

            Diante das dificuldades, a escola rural desenvolve atualmente um trabalho voltado à inserção do indivíduo na sociedade, desenvolvendo a relação entre homem e sociedade, tornando-o crítico e politicamente correto.
            Na dinâmica de sala de aula de acordo com o desenvolvimento do “colegiado estudantil” (estratégia do programa Escola Ativa) desenvolvem-se sentimentos de solidariedade, cooperação e democracia, o que de fato, muito se vem almejando que exista no contexto social brasileiro.
            Cabe as universidades proporcionar aos acadêmicos de licenciatura, o suporte necessário para que o educador tenha subsídios para conduzir um trabalho brilhante a partir de classes multisseriadas, uma vez que em muitos casos o professor mostra-se sem preparo.

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