terça-feira, 29 de novembro de 2011

CORDEL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Este cordel foi publicado no jornal Gazeta do Oeste, o mesmo foi criado, no decorrer da disciplina Arte e Educação do Ibrapes-UVA/Mossoró sob oritentação do Prof.° José Salazar da Costa. A autoria é de Raionara Souza Fonseca e Joaquim Marques de Oliveira Neto, ambos graduandos do curso de Pedagogia.

Letra:

CORDEL: Tendências pedagógicas

Joaquim Marques de Oliveira Neto

Raionara Souza Fonseca

(Alunos do IBRAPES/UVA - Mossoró)

Educar atualmente

É um grande desafio

Pai, aluno e professor

Trabalhando fio a fio

A história tem mostrado

Tendência de todo lado

Que causa arrepio.

_________________________

As tendências pedagógicas

E concepções de ensino

Em processos diferentes

Pensamentos e destinos

O papel de cada uma

Sem defesa nenhuma

Veja se eu adivinho.

_________________________

Primeiro a Tradicional

Quem mandava era o professor

Transmissor de informações

Não passava de ator

Trabalho individual

Com exposição oral

Aluno repetidor.

_________________________

A história fez mudar

Dando nomes diferentes

E as reformas políticas

Foram muito exigentes

A ditadura chegou

A educação parou

No que já era existente

_________________________

Lá pelos anos setenta

De forma controladora

Tecnicismo aparece

Para ser renovadora

O sistema de ensino

Quase que tem um destino

De maneira esmagadora

_________________________

O professor sabe tudo

Daí vem à palmatória

Se você não aprender

Matemática ou história

Abra a mão, vai levar bolo

Deixe de ser burro e tolo

Exercite a oratória

_________________________

Decoreba, tabuada

“Seis vezes seis, é trinta e seis”

A lição não aprendida

Fica de joelho outra vez

“Se não estudar em casa,

Vou cortar as suas asas!

Pois você já é freguês.”

_________________________

Libertação afinal

Educação popular

Companheiros, companheiras

Vamos alfabetizar

Professor coordenador

Ao aluno dá valor

Escola pronta a atuar.

_________________________

Construtivismo na moda

Paulo Freire em ação

Pedagogia libertadora

É grande a transformação

As políticas sociais

Aparecem nos jornais

Em favor da educação.

_________________________

Inspirado em Piaget

Cada coisa em seu tempo

Aprendiz aprende tudo

Desde que seja o momento

Valoriza-se a didática

Partindo pra aula prática

É o desenvolvimento.

_________________________

Realidade do aluno

O contexto social

Conteúdos e projetos

Que é coisa atual

Vem daí o pensamento

É o desenvolvimento

Educação Nacional.

_________________________

Chega a crítico social

O aluno é construtor

Uma tendência das novas

O aluno tem valor

Sócio interacionista

O professor é artista

Muito mais que professor.

_________________________

O que importa de verdade

É aprender a aprender

Quem ensina desse jeito

Certamente vai saber

Que se faz educação

Envolvendo o coração

Pra seu aluno querer

_________________________

Significar as coisas

Saber pra que aprender

Justificar o ensino

Pra melhorar o saber

Trabalhar com resultados

Consertar o que há de errado.

Educação com prazer.

_________________________

O que ensina tá aprendendo

O que se aprende ensinando

Há uma troca bem justa

É um criar recriando

Discutir, polemizar

Conceituar, constatar

É o saber avançando.

_________________________

Educação de valores

Pra formar cidadania

Com licença, me desculpe.

Um obrigado, um bom dia.

Os direitos e deveres

Sempre parte dos saberes

Que se aprendem todo dia

_____________________________

Seja qual for à tendência

Ou qualquer concepção

A docência sem dissidência

Elas não existem não

Uma depende da outra

Nenhuma delas ta solta

É processo, é formação...

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR

DISCIPLINA: ARTE E EDUCAÇÃO

PROFESSOR: JOSÉ SALAZAR DA COSTA

TURMA: PEDAGOGIA 2009.1 – 6° PERIODO.


3 comentários: