sábado, 18 de fevereiro de 2012

PROJETO: "A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola."


A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA.


Antônia Poliana Ferreira de Oliveira
Elisiane França de Oliveira
Joaquim Marques de Oliveira Neto
Paloma Kézia Gomes de Moura
Paola Franssineti Ferreira de Lucena
Vânia Lima de Araújo


(Projeto elaborado sob orientação do Professor Julio Thalles de Oliveira Andrade.
Curso de Licenciatura em Pedagogia - IBRAPES/UVA, Mossoró-RN.)

JUSTIFICATIVA


O processo educacional vem passando por diversas transformações, boa parcela delas, decorrem do avanço tecnológico que já chegou a sala de aula, diante disso, devem ser pensadas maneiras de adequação do nosso alunado ao meio tecnológico de maneira proveitosa,  fazendo com que os mesmos, utilizem para fins educativos, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos prévios e os obtidos em sala de aula.
OBJETIVOS
GERAL: Introduzir o aluno as novas tecnologias da informação e comunicação, fazendo com que as mesmas, contribuam para um melhor rendimento da aprendizagem, tornando o indivíduo cada vez mais capacitado e crítico.
ESPECÍFICOS:
-Inserir o aluno no meio informático/tecnológico;
-Utilizar os recursos como forma de incentivos a pesquisa;
-Conscientizar o aluno sobre os benefícios que a informática fornece a sua aprendizagem;
-Desenvolver a criticidade do indivíduo através da releitura de textos;
-Capacitar o aluno, com um melhor conhecimento tecnológico para o ingresso no mercado de trabalho.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tecnologia da Informação e Comunicação pode ser definida como um conjunto de recursos ou meios tecnológicos que objetivem um bem comum, estando presente nos mais  variados setores comerciais e educacionais.
        No meio educativo, as TIC’S, assim denominadas, tem papel fundamental, reforçando o processo de ensino e aprendizagem, além de oferecer mais oportunidades para universitários por intermédio da educação à distância. O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos, criando dessa maneira, novos sistemas de comunicação e informação, formando uma verdadeira rede, através disso, surgiram criações como email, chat, comunidades virtuais, redes sociais, entre outros.
        Através da consolidação da internet, o trabalho entre profissionais que residem geograficamente distantes, torna-se mais colaborativo, ocorrendo dessa maneira um intercâmbio de informações, onde são gerados novos conhecimentos e habilidades entre os mesmos. Conseqüentemente, novas formas de integração das TIC’S são criadas e a mais favorecida é a educacional, pois na educação presencial, as mesmas, são vistas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar um envolvimento maior entre aluno, desenvolvimento e comunicação de acordo com suas necessidades educacionais individuais ou especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infra-estrutura e da vontade de cada indivíduo.
As novas tecnologias da informação e comunicação, apesar de estarem em um momento de muita discussão e debate sobre a importância de sua utilização, trás a tona uma problemática que permeia a maioria das escolas de nosso país, o fato da maioria dos profissionais não dispor de conhecimentos para com a utilização prática dos recursos até aqui discutidos, cabendo aos sistemas educativos, intensificar programas de qualificação profissional voltadas para com a área de conhecimento.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Através da verificação dos conhecimentos prévios, cabe ao educador avaliar em qual realidade o aluno está inserido, diante, o professor, iniciará o seu trabalho através da exploração das redes sociais mais conhecidas de sua classe, assim como Orkut, facebook, MSN, entre outros.
        Após um trabalho sistemático voltado para conscientização dos alunos sobre a finalidade do uso de tais redes comunicativas, os benefícios e malefícios oferecidos ao usuário, entre outros recursos a serem explorados, dar-se-á início a um estudo mais prático com o equipamentos tecnológicos, fazendo com que os discentes, utilizem os recursos da melhor forma, funcionando como um instrumento de pesquisa e fortalecimento da aprendizagem.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
 
        A avaliação ocorrerá de maneira continuada, observando a assiduidade dos envolvidos para com as questões trabalhadas no decorrer do projeto, trabalhando com ênfase nos temas transversais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário