sábado, 11 de fevereiro de 2012

O QUE SÃO AS TIC'S, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO?



Por: Prof.º Joaquim Marques de Oliveira Neto
Tecnologia da Informação e Comunicação pode ser definida como um conjunto de recursos ou meios tecnológicos que objetivem um bem comum, estando presente nos mais variados setores comerciais e educacionais.
No meio educativo, as TIC’S, assim denominadas, tem papel fundamental, reforçando o processo de ensino e aprendizagem, além de oferecer mais oportunidades para universitários por intermédio da educação à distância. O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos, criando dessa maneira, novos sistemas de comunicação e informação, formando uma verdadeira rede, através disso, surgiram criações como email, chat, comunidades virtuais, redes sociais, entre outros.
Através da consolidação da internet, o trabalho entre profissionais que residem geograficamente distantes, torna-se mais colaborativo, ocorrendo dessa maneira um intercâmbio de informações, onde são gerados novos conhecimentos e habilidades entre os mesmos. Conseqüentemente, novas formas de integração das TIC’S são criadas e a mais favorecida é a educacional, pois na educação presencial, as mesmas, são vistas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar um envolvimento maior entre aluno, desenvolvimento e comunicação de acordo com suas necessidades educacionais individuais ou especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infra-estrutura e da vontade de cada indivíduo.
As novas tecnologias da informação e comunicação, apesar de estarem em um momento de muita discussão e debate sobre a importância de sua utilização, trás a tona uma problemática que permeia a maioria das escolas de nosso país, o fato da maioria dos profissionais não dispor de conhecimentos para com a utilização prática dos recursos até aqui discutidos, cabendo aos sistemas educativos, intensificar programas de qualificação profissional voltadas para com a área de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário