domingo, 25 de novembro de 2012

COMO PLANEJAR OS ESTUDOS?


Foto: planejamento


Se você está atrasado com seus compromissos escolares, as provas estão difíceis e os professores cobrando mais dedicação aos livros, não se desespere. Mantenha o cinema no final de semana e nem pense em diminuir as horas de sono. Isso mesmo: um bom estudo não requer noites em claro nem renúncia à diversão. Ao contrário. Boas noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para se manter a disposição para estudar, conforme pesquisas científicas sobre o assunto divulgadas na revista Superinteressante de novembro de 1999. Mas, então, qual é a formula mágica para se acabar com o atraso? Não tem mistério: basta elaborar um bom roteiro de suas atividades e respeitar esse planejamento. 

Esses conselhos parecem óbvios, mas a verdade é que raramente levamos a sério a necessidade de nos organizarmos para fazer frente às obrigações que nos aguardam. Quem leva o planejamento a sério consegue excelentes resultados. É o caso do estudante paulista Vinícius Sartori Laurito, de 17 anos. Típico desorganizado, no ano passado Vinícius não fazia suas lições de casa e sempre perdia os prazos para entrega de trabalhos. "Eu me virava com o que aprendia na classe", admite. Sempre tirando o atraso na recuperação final, viu-se em apuros no segundo semestre, quando terminava o 2o grau no Colégio Santa Maria, na zona sul de São Paulo. "Além das doze matérias, tinha nove recuperações", lembra-se. Para dar conta de tudo, o jeito foi Vinícius começar a se planejar. 

Com o auxílio de uma orientadora contratada pela mãe (contra sua vontade) em setembro, ele aprendeu a ordenar as tarefas de acordo com os prazos que tinha: três meses para resolver todas as pendências e passar de ano. Teve que reorganizar suas atividades em horários antes impensados e algumas horas nos finais de semana foram dedicadas ao novo objetivo. Mas no final do ano, sem traumas, passou de ano com fôlego para ainda tentar aprovação em diversos vestibulares. "Tenho que admitir: só comecei um planejamento quando percebi que iria repetir o ano", diz Vinícius. 

Agora ele promete fazer tudo diferente. Já tem até uma agenda, objeto totalmente novo em sua mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário