sábado, 11 de fevereiro de 2012

DISSERTAÇÃO: Mídia, Escola e Leitura Crítica do mundo.



Por Maria Célia Moura de Oliveira.
Prof.ª do CSCM e Graduanda do Curso de Pedagogia, IBRAPES-UVA.


O mundo atual hoje está dividido entre aqueles que já nascem dentro de um mundo digitalizado e os que, não tem nenhum contato com as novas tecnologias da informação e comunicação.
Diante disso, a escola como peça fundamental no desenvolvimento da criança não pode continuar com essa separação, até mesmo porque a mídia é mais uma ferramenta para que os alunos possam aumentar o nível de aprendizagem, interpretação e compreensão diante de um texto, pois as pesquisas mostram o baixíssimo nível que os alunos do ensino fundamental e médio obtém.
Por isso, é necessário trazer para a sala de aula outros recursos ou ferramentas que propiciem ao alunado, um maior interesse em se realizar pesquisas, ocorrendo dessa maneira, um aperfeiçoamento dos conhecimentos trabalhados, salientando que esse trabalho deve ser desenvolvido desde a creche, isto para que as crianças tenham os primeiros contatos com o mundo da leitura, construindo suas próprias opiniões, enriquecendo assim, sua linguagem oral e consequentemente, seu letramento.
O professor deverá estar capacitado a este novo tipo de trabalho, e que os mesmos, não fiquem sem respostas para os seus alunos, pois, o que não falta nos dias atuais, são educadores que ainda resistem a se adaptarem as novas técnicas surgidas no ensino, cabe aos sistemas de ensinos desenvolverem mais a prática com os docentes a si vinculados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário