Joaquim Marques de Oliveira Neto
A educação brasileira perpassa por modificações profundas em sua estrutura, inclusive na metodológica, sendo que uma das mais discutidas até o momento, é a questão de se trabalhar com as tics (tecnologias da informação e comunicação) no ambiente escolar, sendo que uma tarefa muito frisada é a de transformar a informação em conhecimento, em outros termos, saber aliar tecnologia e educação.
Não se pode negar que as escolas brasileiras, apesar de alguns déficits, já dispõem de uma certa demanda das novas tecnologias, porém existe uma resistência quanto a sua utilização, não por considera-las maléficas, mas no sentindo de não saber utilizá-las para fins pedagógicos.
Com a incorporação das tecnologias na escola, o conhecimento passou a ter data de validade, onde o indivíduo distingue até quando precisa saber do aprendizado, até quando este possa vir a subsidiar sua prática de vivência no meio social em que o mesmo, esteja inserido.
No entanto, essa nova maneira de ensinar, enquanto professores, devemos trabalhar com nossos alunos de uma maneira que venha a ser desenvolvidas, competências no âmbito de aquisição da informação, e que os mesmos, possam interpretá-las com base na análise crítica, proporcionando uma compreensão eficaz e desenvolvendo o potencial comunicativos destes.
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