domingo, 11 de dezembro de 2011

NOVA COLUNA DO BLOG: Entrevista Docente.


De agora em diante, o nosso blog trará quinzenalmente uma entrevista com algum professor e abordará temas relacionados a prática docente.

E para estreiar nossa coluna, trouxemos uma entrevista com a professora Edneide de Souza Nolasco que trabalha há 23 anos na Escola Municipal Professora Maria Helena Rebouças Marques, a mesma leciona com a educação infantil, é pedagoga e especialista em educação especial.

NOME: Edneide de Souza Nolasco
Formação: Pedagogia (UERN) e Educação Especial (FAK).
Tempo de docencia: 23 anos

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Pra iniciar, como você avalia o processo educacional brasileiro?
EDNEIDE: Atualmente, nós que trabalhamos na rede pública, contamos com materiais de suporte pedagógico, orientadores e os mais variados recursos, porém, o que está precisando, é de um acompanhamento continuado, intensificando questões relativas ao bom desempenho profissional docente, objetivando uma formação cidadã cada vez mais sólida.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Segundo Paulo Freire, não existe educação sem amor. Você concorda?
EDNEIDE: Sim, claro que não devemos focar o nosso afeto somente em uma criança, pois este fato poderá implicar numa situação muito desagradável com outros alunos, mas quando a relação de afetividade e respeito mútuo é presente, a convivência e o desenvolvimento da aprendizagem tendem a se dar de maneira significativa e prazerosa.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Você atua na zona rural, como você avalia a prática desenvolvida pelo programa Escola Ativa?
EDNEIDE: O programa escola ativa foi uma benção para as escolas das zonas rurais como um todo, trabalhei com o programa por cerca de 8 anos, esse programa nos possibilita uma metodologia voltada a realidade do aluno, fornecendo recursos pedagógicos e formações continuadas, objetivando uma educação no campo que seja valorizada e comprometida com a formação do aluno. É um programa muito bom de se trabalhar, acho apenas, que o programa deveria atender também a educação infantil, já que sua área, é apenas o Ensino Fundamental, pois eu trabalho com o nível infantil, mas minha turma não deixa de ser multisseriada e a realidade dos meus alunos são semelhantes aos das outras turmas, haja vista, os mesmos residirem na mesma comunidade.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Quais os autores que você tem como referência para desenvolver suas atividades em sala de aula?
EDNEIDE: Como nos ultimos anos trabalhei com turmas de alfabetização, sempre baseio-me em teorias de Emília Ferreiro, Piaget, Vigotsky e o nosso grande mestre Paulo Freire.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Você acha que a escola do campo em Tibau é de fato valorizada?
EDNEIDE: Claro que nada é 100%, mas com certeza, a Secretaria de Educação do município sempre está atenta as nossas práticas e busca fazer intercâmbios entre nós e as outras unidades escolares do municipio, seja ela do campo ou da zona urbana.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Qual a sua mensagem para quem está iniciando sua vida em educação?
EDNEIDE: abrace a causa, pois é um processo onde nós temos a função de formar a consciência do cidadão para futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário