terça-feira, 17 de abril de 2012

ENTREVISTA DOCENTE: Prof.ª Fátima Lima.

É com grande honra que entrevistamos a grande professora Fátima Lima, esta que já atuou na UERN e continua na UVA com turmas de pedagogia. Uma profissional que detém de um alto nível de competência. Na entrevista, a educadora ressalva alguns assuntos relativos a prática educativa e deixa sua mensagem para aqueles que almejam desenvolver atividades a fins pedagógicos, leia.


Nome: MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS

Formação: PEDAGOGIA / PSICOPEDAGOGIA

Locais de Trabalho: (escolas ou instituições educacionais):
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO VALE DO ACARAÚ - UVA

1 - Pra iniciar, como você avalia o processo educacional brasileiro?
 ESTÁ EM CONSTANTE AVALIAÇÃO E CONSEGUINDO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, APESAR DAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES, A EDUCAÇÃO AINDA É RESPONSÁVEL POR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS ESFERAS SOCIAIS, ALÉM DE CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO.

2 - Segundo Paulo Freire, não existe educação sem amor. Você concorda?
CONCORDO. PAULO FREIRE É MARAVILHOSO. NÃO É POSSÍVEL EDUCAR SEM A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS. ENSINAR (CONTEÚDOS) ATÉ DÁ, MAS EDUCAR É DIFERENTE, EXIGE SENTIMENTOS.

3 - Quais os autores que você tem como referência para desenvolver suas atividades em sala de aula?
PIAGET, VYGOTSKI, EMÍLIA FERRERO, FREINET, PAULO FREIRE, CORA CORALINA, EDGAR MORIN, IMBERNON, DENTRE OUTROS.

4 – Sabemos que a participação da família no processo educativo é algo complicado de se alcançar, porém sua concretização trás muito êxito ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. O que você desenvolve ou até, mesmo, sugere que seja feito para aproximar os pais a sala de aula de seus filhos?
ATIVIDADES QUE AUXILIEM NA REFLEXÃO. O PROBLEMA É QUE AS ESCOLAS GERALMENTE CHAMAM OS PAIS APENAS PARA RECLAMAR OU FAZER EXIGÊNCIAS, OS PAIS PRECISAM CONSTRUIR O HÁBITO DE IR À ESCOLA, MAS ESSA CONSTRUÇÃO DEVE SER AGRADÁVEL, AFINAL NINGUÉM PROCURA ALGO QUE NÃO FAZ BEM, QUE NÃO AGRADA.


5 – Você é especialista em Psicopedagogia, você acha que esta área deve ser reforçada ainda mais no ensino básico?
ACREDITO QUE SIM. A PSICOPEDAGOGIA OFERECE UM REFERENCIAL TEÓRICO ABRANGENTE SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS.

6 – Deixe sua mensagem para aqueles que ainda estão em salas universitárias e pretendem desenvolver a prática docente.
PRIMEIRO BUSQUEM DENTRO DE VOCÊS A MOTIVAÇÃO PARA SER PROFESSOR, PROCURE SABER SE É ISSO REALMENTE QUE IRÁ COMPLETÁ-LOS ENQUANTO PROFISSIONAIS E CIDADÃOS. SE NÃO ENCONTRAR ESSE DESEJO, BUSQUE OUTRA PROFISSÃO, POIS A EDUCAÇÃO ESTÁ PRECISANDO DE PROFESSORES QUE ABRACEM A CAUSA, QUE GOSTEM DE LECIONAR APESAR DOS ESPINHOS QUE A PROFISSÃO OFERECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário