domingo, 10 de março de 2013

Governadora decreta 2013 Ano Paulo Freire da Educação




A governadora Rosalba Ciarlini assinou decreto, na abertura do ano letivo da rede estadual de ensino, declarando 2013 o Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte. A medida se dá em virtude das comemorações do cinquentenário da aplicação do método de alfabetização de adultos desenvolvida pelo grande educador brasileiro Paulo Freire, na cidade de Angicos.


Ao decretar a medida, a governadora considera a necessidade e a urgência de incrementar as políticas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, de modo a universalizar o acesso à educação em todo o território norte-riograndense, e a atualidade do pensamento freireano como inspirador de uma nova política pública educacional para o Rio Grande do Norte, que contribua para o desenvolvimento socioeconômico, para a democracia e para a cidadania.


Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, um dos objetivos do decreto é desenvolver uma agenda para comemorar os 50 anos da experiência de Angicos, a ser coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com parceiros institucionais e sociais, entre eles, a Prefeitura Municipal de Angicos, as Universidades Públicas Locais, da Paraíba e de Pernambuco, a UNDIME, o Fórum de EJA, com o apoio da UNESCO e do Ministério da Educação.

Com isso, todo e qualquer evento a ser realizado deve considerar a memória e a experiência daqueles que foram os protagonistas deste importante projeto, tantos os alfabetizandos como os monitores, assim como contribuir para a melhoria da qualidade da alfabetização e da educação de Angicos e de todo o RN. Também deverão ser instituídas premiações para experiências exitosas de alfabetização e de educação de jovens e adultos realizadas na atualidade por professores e gestores de EJA das escolas públicas norte-riograndenses, assim como políticas desenvolvidas pelas Prefeituras Municipais que visam à universalização da educação para este segmento social.

“Outro passo importante é a construção do Plano Estadual de Educação de Jovens e Adultos, a ser realizado de forma democrática e participativa, envolvendo também os professores e gestores de EJA das escolas estaduais, contemplando, entre outros, a política de alfabetização de jovens e adultos, a formação de professores e a construção de uma nova proposta curricular para a EJA que integre educação, trabalho, cultura, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos e cidadania”, ressaltou Betania Ramalho.

Por meio do decreto, fica instituída ainda uma Comissão Executiva, integrada por representantes da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte e todos os demais parceiros, que deverá apresentar, no prazo máximo de trinta dias, uma proposta contendo toda a programação detalhada para a sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário