domingo, 10 de março de 2013

ORIENTADORES DO PNAIC NOS MUNICÍPIOS PASSARÃO POR FORMAÇÃO EM NATAL DURANTE OS DIAS 11 E 15 DE MARÇO


Os orientadores do PNAIC ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ) participarão de uma formação específica em Natal durante os dias 11 e 15 de março. Nesta segunda (11) participarão os gestores em educação municipal, coordenadores e orientadores, no decorrer dos outros dias apenas os orientadores poderão participar.
Representando a cidade de Tibau, participarão a Prof.ª Socorro Nascimento, atual secretária de educação, a Prof.ª Gilva Maria da Silva na qualidade de coordenadora do PNAIC e a Prof.ª Renilda Figueiredo que será a orientadora.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
As Ações são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações e, gestão, controle social e mobilização.
Quanto à formação, é fundamental assegurar uma formação inicial e continuada que valorize a trajetória profissional e que torne esta etapa de ensino mais atrativa para os professores, assegurando as condições necessárias para que eles desempenhem seu trabalho com competência e entusiasmo.
A formação continuada dos Professores Alfabetizadores terá dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo, sendo um encontro por mês.
Os formadores dos professores alfabetizadores serão os Orientadores de Estudo, que receberão formação específica da rede de universidades federais e de algumas universidades estaduais.
Quanto ao material de apoio pedagógico que serão encaminhados às escolas estão incluídos: cadernos de apoio para os professores, livros didáticos para o Ciclo da Infância, obras pedagógicas complementares, jogos pedagógicos, obras de literatura e de pesquisa e tecnologias educacionais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de março de 2013
Local: Auditório do CEMURE – Centro Municipal de Referência.

07h30min - Credenciamento e entrega de material

08h30min – Lanche

09h00min - Sessão de Abertura

10h00min Conferência de abertura

Tema: “Alfabetização, currículo e direito(s) de aprendizagem das crianças na escola”.
Conferencista: Profa. Dra. Eliana Borges Albuquerque- CEEL/UFPE
(Integrante da Equipe de Elaboração de Material do PNAIC).
Coord. Profa. Dra. Denise M. de Carvalho Lopes – UFRN

12:00 – Almoço
Local: CAIC – Lagoa Nova

13h30min às 17h30min – Atividades do Curso Inicial
Local: CAIC Lagoa Nova

Dias 12 a 15 de março – Atividades no CAIC
Horário: 08h00min às 12h00min – 13h30min às 17h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário