segunda-feira, 1 de abril de 2013

BOA AÇÃO: Em Icapuí (Ce), professores desenvolvem projeto de intervenção ao uso de drogas


Os professores Vicente de Paula, Ulisses Venceslau e Paula Caminha começaram a desenvolver um Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas nesta última terça-feira, 26/03, na escola Horizonte da Cidadania. Os  docentes estão participando de um curso online destinado a professores de escolas públicas, o qual exige a execução de um projeto de intervenção para a conclusão do seu último módulo. A primeira atividade do projeto foi desenvolvida na turma do 7º ano A.

Com a participação de 21 alunos, os professores iniciaram a sua atividade com um texto reflexivo, que foi conduzido pelo professor Vicente. Em seguida houve a exibição de três vídeos que forneceram informações sobre várias questões relacionadas às drogas.   Os vídeos abordaram os diferentes tipos de drogas ( depressora, estimulante, perturbadora, mistas...),  propiciando momentos de reflexão e ampliando o conhecimento dos alunos.  Após cada vídeo os professores instigavam o debate entre os alunos, gerando ricos momentos de aprendizado. 

Os alunos participaram espontaneamente das discussões. Após a exibição dos vídeos, eles foram submetidos a um questionário com oito questões, respondendo-as com base nas informações apresentadas. A socialização das respostas desencadeou um debate significativo na sala,  mostrando o interesse dos alunos em discutir o tema.

A aula foi concluída com a música " O careta" de Roberto Carlos, que também propõe uma reflexão acerca do uso indevido de drogas. A letra da música era associada a imagens exibidas por um vídeo. Esse  projeto de intervenção terá continuidade até o final do ano letivo e desenvolverá outros tipos de atividade.
Fonte: Escola Horizonte da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário